Qual a importância de praticar a fotografia todos os dias? Entenda aqui!

6 minutos para ler

Com certeza, a fotografia é muito marcante para as pessoas, pois consegue eternizar não somente as experiências, mas também os sentimentos. É por meio das fotos que muitas pessoas podem recordar os momentos importantes que tiveram, como um casamento, uma formatura, um aniversário ou até mesmo aquele evento corporativo da empresa.

Talvez, o inventor da primeira foto, Joseph Niépce, não tivesse ideia do quanto um simples “clique” poderia mudar a vida das pessoas e também da sociedade, de um modo geral.

Contudo, muitos acham que, para tirar uma boa foto, é necessário ter muitos cursos no currículo. Os cursos são essenciais, sim. Ter conhecimento sobre a técnica também. Mas, sem prática, as pessoas fazem apenas registros.

Por isso, se você busca iniciar na fotografia e está procurando dicas sobre como praticar, este post é para você! Se você já tem experiência, mas segue estudando e procurando novas dicas para fotografar cada vez melhor, aqui também é o lugar certo.

Aqui, falaremos sobre como aperfeiçoar a habilidade de tirar fotos e a importância de praticar fotografia. Além disso, daremos outras dicas. Vamos conferir?

A importância da prática na fotografia

Ter e ampliar um olhar criativo na hora de ver as coisas é o primeiro caminho para conseguir uma boa foto. Desenvolver um olhar pessoal é muito melhor que um ponto de vista óbvio.

Mas como fazer isso? E se eu não for criativo?

Primeiramente, todos nós podemos ser criativos. É verdade que muitas vezes nos sabotamos e pensamos que essa habilidade é restrita a algumas pessoas. De fato, para alguns, pode até ser mais fácil, no entanto, todos nós temos uma parte no cérebro que está, diretamente, relacionada à criatividade.

Além disso, a criatividade, assim como a fotografia, se adquire com a prática. Viu como essas duas coisas estão interligadas? Dessa maneira, a melhor forma de você conseguir bons “cliques” é praticando! Quanto maior for a prática, maior será o seu aprimoramento e olhar criativo para a fotografia, desenvolvendo habilidades para tirar fotos.

Você pode começar a fazer isso da seguinte maneira:

  • participando de eventos frequentemente;
  • procurando fazer fotos de coisas diferentes. Pode ser tirando uma foto do almoço, por exemplo, ou até mesmo de um objeto que esteja na sua casa;
  • trocando experiências com outras pessoas que fotografam;
  • vendo e estudando fotos de outros fotógrafos.

Lembre-se: o importante é colocar a sua cabeça para respirar e sair, um pouco, da sua zona de conforto.

Ainda, é extremamente essencial que você encontre tempo para praticar a fotografia todos os dias, principalmente se for iniciante. Desse modo, você terá familiaridade com a câmera e as técnicas, além do olhar crítico e da criatividade que já mencionamos.

Agora que você já sabe a importância da prática, que tal conferir as nossas dicas para praticar fotografia?

As dicas para praticar fotografia

Separamos algumas dicas para você começar a praticar e tirar suas fotos agora mesmo! Vamos falar sobre técnicas iniciais, composições, luz e muito mais. Confira!

Observe a luz

Esse é um dos fatores mais importantes na hora de fotografar. Por isso, observe a iluminação natural na hora de tirar a sua foto, percebendo as variações de luz ao longo do dia.

Quando for fotografar, perceba como a luz reflete no objeto, paisagem ou pessoa. Se a sua câmera tiver o modo manual, você pode fazer o teste das variações do ISO, além de verificar a velocidade do obturador.

Use a regra dos terços

Essa regra é o básico para quem desejar fotografar. Se você está pegando em uma câmera pela primeira vez, saiba que é importante compreender o ângulo e o posicionamento dos elementos para compor uma foto. É para isso que a regra dos terços serve, pois, além de guiá-lo sobre a composição de uma fotografia, ela também permite que você tenha uma visão mais estratégica.

Faça uma boa composição

Não dá para falar de fotografia sem citar a composição. Essa também é uma das regras básicas para quem deseja criar uma boa foto.

A composição fotográfica tem relação com a maneira que você consegue organizar os elementos em uma foto. Conseguir equilibrar as informações é importante para divulgar uma mensagem clara, harmoniosa e objetiva para quem está vendo a imagem.

As regras para conseguir uma boa composição são:

  • preencher o quadro — e aqui podemos aplicar a regra dos três terços;
  • equilibrar os elementos;
  • alterar a perspectiva.

Não fique parado no mesmo lugar

A nossa quarta dica é: saia do lugar! Sabemos que é fácil ficar parado enquanto faz fotos, mas não faça isso — a menos que você tenha um propósito, é claro.

Isso porque, se você ficar somente tirando fotos da mesma altura ou direção, adivinha o que vai acontecer? As fotos não serão diferentes, pois estarão, teoricamente, na mesma posição.

Portanto, mova-se! Suba em cima das coisas, ande para a frente e também para trás. Posicione-se de maneiras diferentes para enxergar novos ângulos, pois, na maioria das vezes, essas atitudes podem mudar toda a composição fotográfica.

Liste as fotos que você quer fazer

Às vezes não dá para andar sempre com uma câmera pelas ruas. Também pode ser que o seu celular não seja tão bom assim para fotografar.

Por isso, anote sempre quando você encontrar uma cena que gostaria de fotografar. Registre o local, a hora do dia que bate uma luz boa e qual a sua ideia de composição para a foto. Depois, volte para fazer essa imagem.

Tente tirar fotos de objetos em movimento

Você já pensou em tirar fotos com objetos em movimento? Ou já tentou e não gostou muito do resultado? Não tem problema. Tente novamente!

As fotos em movimento estão ligadas também à criatividade. Se você deseja tirar uma foto do mar, por exemplo, que tal apostar no ”congelamento” das ondas? Para isso, você precisará usar a velocidade rápida do obturador.

E por que não colocar um movimento de borrão naquele pássaro? Ambas as fotos são possíveis! Basta você decidir qual efeito você deseja e praticar bastante!

Além dessas dicas, é necessário que você também invista em um bom equipamento fotográfico para tirar fotos de qualidade.

Afinal de contas, nada se compara à sensação de olhar suas fotos antigas e fazer uma comparação com as novas, percebendo que a prática foi um dos motivos para o aperfeiçoamento do seu olhar fotográfico.

Gostou do nosso conteúdo? Acha que ele pode ser útil? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a começarem a praticar fotografia!

Você também pode gostar

Deixe um comentário