Como melhorar a nitidez das fotos? Entenda aqui

6 minutos para ler

Saber como melhorar nitidez da foto é uma das habilidades mais importantes para os fotógrafos que querem se destacar. Isso porque essa característica é imprescindível para dar o aspecto de qualidade superior que é apreciado pelos clientes. Conseguir isso não é tão difícil quanto pode parecer, basta ter atenção a alguns pontos.

Compreendendo quais fatores são mais relevantes e como manipulá-los, você conseguirá um resultado muito melhor em seus trabalhos fotográficos. Então, fique atento para as dicas que daremos a seguir e faça novos cliques para o seu portfólio. Continue a leitura e utilize os conhecimentos a seguir para impressionar e alavancar as vendas do seu trabalho!

O que é a nitidez?

A nitidez na fotografia é definida pela percepção visual da diferenciação dos objetos em uma cena. Ou seja, é a possibilidade de distinguir, de maneira clara, cada um dos itens que compõem o quadro. Ela está diretamente ligada ao foco, ou ao tamanho do campo focal que é utilizado no clique. No entanto, o que é o campo focal?

Por definição, o campo focal é a área no espaço enquadrado em que a convergência dos fachos de luz se torna um ponto definido, de modo que é possível enxergar nitidamente e distinguir os objetos com precisão. O tamanho desse campo — ou seja, a sua profundidade — é definido principalmente em função da abertura da lente.

Quais são as variáveis que mais importam?

Existem inúmeros fatores que afetam direta ou indiretamente o grau de nitidez que se pode obter em uma fotografia. A própria construção da lente, a marca e a qualidade dela influenciam a nitidez que pode ser alcançada. Mas dois desses fatores estão totalmente sob o controle do fotógrafo e são, convenientemente, aqueles que têm maior influência.

A capacidade de adaptação é o que diferencia um profissional mediano de um grande, e ela é obtida com o estudo e a compreensão profunda de conceitos técnicos. Para que você tenha uma base teórica, descreveremos, a seguir, as variáveis mais importantes para o controle da nitidez.

Distância do objeto

A distância do objeto fotografado em relação à câmera interfere bastante na nitidez da imagem. Quanto mais fechada a lente estiver, se for uma teleobjetiva, menor será a sua capacidade de oferecer nitidez. Por isso, evite utilizar as lentes totalmente fechadas.

Abertura da lente

A abertura da lente é, sem sombra de dúvidas, o que mais interfere na profundidade de campo focal e, por consequência, na nitidez de uma fotografia. Quanto maior o campo, maior a possibilidade de conseguir a melhor nitidez possível. Mas, para saber exatamente em qual abertura de sua lente está a maior nitidez, só há uma forma. Veja a seguir!

Como encontrar a abertura com maior nitidez?

Você precisará fazer um teste. Não é possível dizer com certeza em qual abertura da sua lente está o sweet spot, ou o ponto com maior nitidez, sem que você experimente todas as possibilidades. Escolha um objeto que tenha letras, como um jornal, para facilitar a diferenciação e fotografe-o com todas as aberturas possíveis, compensando a exposição com a luz necessária.

Depois, abra as fotografias no computador e compare-as utilizando o zoom da sua ferramenta de edição. Assim, você saberá exatamente em qual abertura a sua lente apresenta a maior capacidade de nitidez e conseguirá escolher a melhor forma de utilizá-la.

Como conseguir fotos mais nítidas?

É preciso compreender que cabe ao fotógrafo adequar a sua linguagem e o seu estilo ao equipamento de que ele dispõe. É possível fazer fotografias memoráveis com os equipamentos mais simples, por isso, não pense que a nitidez das suas fotos está limitada à qualidade da sua máquina.

Adequar-se às condições que o meio apresenta, ao motivo escolhido e à linguagem é o diferencial dos grandes fotógrafos. Veja algumas dicas de como obter fotografias com excelente nitidez, que não dependem do preço do seu equipamento e que podem fazer uma grande diferença.

Fotografe com boa iluminação

Uma boa iluminação é um item bastante relativo e que precisa ser muito bem compreendido. Em fotografias de estúdio, quando a luz está sob controle, é preciso utilizar luz suficiente para usar a abertura que oferece a maior nitidez.

Já em fotografias feitas em ambientes externos, o segredo é ter paciência e fazer um estudo prévio do lugar. Existem relatos de fotografias que necessitaram de anos de observação do local para que pudessem ser feitas. Saiba qual é o melhor horário, a época do ano e a posição do sol para conseguir o clique perfeito.

Ajuste a sua linguagem

Um erro que não pode ser cometido é buscar uma foto impossível. Esse é um dos grandes motivos para fotografias medíocres, quando o fotógrafo busca um resultado que não é alcançável, seja por motivos técnicos, seja por características da cena. Cada situação pede uma linguagem específica.

Entenda com clareza as circunstâncias da cena que você pretende descrever, verifique se haverá movimento e sua velocidade, confira se será possível fazer mais de um clique ou se o tempo não permitirá e se o equipamento de que você dispõe é capaz de chegar ao resultado que você busca naquela situação específica.

Seja minucioso no ajuste do foco

Esse é um ponto que é ignorado por muitos fotógrafos, mas que tem uma importância fundamental. O ajuste preciso do foco é indispensável. É claro que, em algumas situações, será preciso um campo focal maior para não errar e pegar a cena com rapidez.

No entanto, em situações controladas, em que objeto está estático, a melhor opção é fazer o foco utilizando uma ferramenta de medição, como uma fita métrica ou um medidor de distância a laser. Encontre a indicação na sua câmera e meça a distância com cuidado para ajustar o foco manualmente.

Corrija os problemas inevitáveis

Existirão situações em que será impossível conseguir o resultado que você busca antes da pós-produção. Então, utilize aplicativos, como o VSCO Cam, o Afterlight ou o Pixlr Express, para dar o toque final e elevar a qualidade da sua fotografia, corrigindo e melhorando o seu clique.

Esperamos que, com este conteúdo, você consiga melhorar nitidez da foto e dê um salto na qualidade das suas imagens, para atrair mais clientes e alcançar sucesso como fotógrafo profissional. Para receber mais dicas de fotografia e ficar bem informado, assine a nossa newsletter. Assim, você estará sempre atualizado e por dentro das tendências de vanguarda no mundo da fotografia.

Você também pode gostar

Deixe um comentário