Fotografia macro: um guia básico para essa modalidade

6 minutos para ler

O universo da fotografia macro é extenso e inspirador. Nele, é possível dar destaque a objetos ou pequenos animais, revelando ao observador detalhes que normalmente passam despercebidos a olho nu.

Muito apreciado pelos amantes da natureza e das ciências naturais, esse tipo de fotografia também ajuda a descobrir espaços urbanos e texturas de maneira original e instigante.

Quer aprender técnicas e outras informações básicas que vão ajudar você a se dedicar a esse tipo de fotografia? Continue a leitura deste post e não perca as dicas especiais que preparamos para você sobre o tema!

O que é a fotografia macro?

O que caracteriza uma foto macro é o fato de o tamanho do objeto fotografado corresponder à mesma dimensão da figura registrada no sensor. Por isso, é preciso chegar bem perto da fonte de interesse para conseguir fazer imagens que se encaixem na categoria.

Atualmente, mesmo os modelos mais simples de câmera fotográfica oferecem a função macro ao fotógrafo. Nas máquinas compactas, normalmente se pode chegar a cinco centímetros ou menos do objeto, o que já é algo bem interessante para os iniciantes. A distância oferecida pelas DSLRs, por sua vez, depende das características da lente.

Esse tipo de fotografia traz resultados incríveis não só na captura de imagens de insetos, plantas e flores, mas também na fotografia de joias e de alimentos. Associada a uma boa iluminação, a técnica está presente em muitos dos estúdios profissionais que trabalham com esses setores!

No que é preciso pensar na hora de fazer uma foto macro?

Planejar esse tipo de foto em detalhes é essencial. O mais indicado é escolher um fundo neutro e desfocá-lo na hora de tirar as fotos. Nas câmeras compactas, o modo macro provavelmente dá conta do recado, mas o usuário de câmeras semi ou profissionais deve colocar a máquina no modo manual e dar preferência a uma grande abertura do diafragma.

Com isso — e com a proximidade ao tema — consegue-se desfocar o fundo, que vai destacar o objeto exposto. Além do mais, é importante pensar na iluminação. Já que o fotógrafo vai estar visualmente muito próximo, é preciso ter cuidado para que a sombra da pessoa ou do próprio equipamento não contamine a imagem.

Em relação à técnica, uma dica de profissionais antigos pode ser usada ainda nos dias de hoje: para facilitar o efeito, você pode desacoplar a lente da câmera, invertê-la e segurá-la próxima à parte de encaixe. Com as mãos, movimente-a na frente da câmera, buscando uma distância que garanta o foco sobre o tema. O resultado assegura macros incríveis, feitas de maneira simples e eficiente.

Quanto à velocidade do obturador, o melhor é apostar em números altos, acima de 1/1250, principalmente no caso de iniciantes. Isso diminui a possibilidade de que borrões indesejados interfiram na qualidade da foto. Quem quiser testar velocidades menores, que permitem uma melhor visualização do fundo, deve usar o flash para produzir a imagem, na medida em que ele ajuda a congelar a cena e a evitar trepidações.

Que tipo de lente e de acessório ajudam a fazer a fotografia macro?

Tubos de extensão podem ser combinados à objetiva para aumentar seu poder de ampliação. Uma opção prática, entretanto, é apostar na lente macro dedicada. Há modelos populares com distância focal de 90-105mm, com ampliação de 1:1.

Opções com distâncias focais mais curtas, como 50mm, também podem ser utilizadas, mas elas requerem uma aproximação maior em relação ao objeto na hora de fazer o clique.

A EF-S 60mm e a EF100mm da Cânon são boas alternativas para quem quer investir nesse tipo de fotografia. Elas são indicadas tanto para a fotografia da vida selvagem quanto para detalhes e retratos. A última conta, ainda, com recurso de estabilização de imagens, além de permitir uma distância maior do tema.

Para fazer as fotos com sucesso, não se esqueça também de apostar no uso de um tripé e de um disparador remoto, a fim de que seja possível evitar trepidações.

Dependendo do caso, um flash externo também pode ser indicado para melhorar a luminosidade natural. Nessas condições, aposte ainda no uso de um difusor para que a luz não fique muito dura. Além dos modelos profissionais, é possível usar materiais improvisados, como um pedaço branco de papel.

Outro acessório que deve ser levado em consideração são os filtros close-up. Opção simples e barata, eles são rosqueados na objetiva com o intuito de ampliar a imagem e reduzir a distância de foco mínima. Cada tipo de filtro tem dioptrias diferentes, sendo elas, +1, +2,+4, +7 ou +10, por exemplo. Quanto maior esse valor, mais o dispositivo contribui para a realização de uma foto macro.

O fato de haver no mercado conjunto de filtros diferentes e de eles se adaptarem a um número grande de objetivas torna a opção bastante popular. Vale lembrar também que os filtros podem ser sobrepostos uns aos outros — o que confere uma ampliação maior do tema. Em contrapartida, a prática faz com que se perca nitidez nas bordas da imagem.

Quais são as melhores localizações, ângulos e clima para se fazer a foto macro?

Como é interessante registrar pequenos insetos, flores e plantas nesse tipo de fotografia, buscar locais abertos, como jardins e parques, costuma trazer bons frutos para o fotógrafo que quer praticar. Quanto ao clima, dias nublados são os mais recomendados, já que eles proporcionam sombras mais suaves.

Para completar a realização de uma boa foto macro, não deixe de pensar em ângulos originais! Muitas pessoas se contentam em enquadrar o objeto de cima para baixo, mas você pode testar ângulos diferentes e fazer fotos que se destaquem. Assim, tente fotografar de baixo, de frente, de lado… Use a criatividade e não deixe de experimentar!

Como visto, a fotografia macro representa um universo fascinante, repleto de especificidades e curiosidades. É preciso estar atento ao fator de ampliação de lentes e filtros, bem como cuidar da iluminação por meio do uso de flashes e difusores, pensar em um local de apoio e avaliar as condições do clima e da paisagem externa.

Apesar da quantidade de detalhes, qualquer um pode se dar bem com a técnica se houver dedicação e prática. Por isso, estude sempre sobre o tema e procure os melhores equipamentos para garantir o sucesso dessa empreitada. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a fazer fotos macro com qualidade!

Você também pode gostar

57 thoughts on “Fotografia macro: um guia básico para essa modalidade

  1. Heya i’m for the primary time here. I found this board and
    I in finding It truly useful & it helped me out much. I am hoping to offer one thing back and aid others like you aided me.

  2. One thing I’d prefer to say is that often before obtaining more computer memory, have a look at
    the machine into which iit can be installed.
    When the machine is usually running Windows XP, for instance, the actual memory threshold is 3.25GB.

    Applying above this woulkd easly constitute a new waste.
    Make certain that one’s mother board can handle
    your upgrade amount, as well. Thanks for your blog post.

  3. With havin so much content and articles do you ever run into
    any issues of plagorism or copyright violation? My blog has a lot of
    exclusive content I’ve either authored myself or outsourced but it seems a lot
    of it is popping it up all over the internet without my
    agreement. Do you know any solutions to help stop content from being stolen? I’d truly appreciate it.

    Here is my web blog playtech slot indonesia

  4. Hey there! I know this is kinda off topic but I was wondering
    if you knew where I could find a captcha plugin for my comment form?

    I’m using the same blog platform as yours and I’m having problems finding one?
    Thanks a lot!

  5. Terrific work! This is the type of information that should be shared around the web.

    Disgrace on Google for now not positioning this submit upper!
    Come on over and consult with my website . Thanks =)

  6. I’m very happy to uncover this website. I
    need to to thank you for ones time for this particularly fantastic read!!
    I definitely savored every little bit of it and i also have you bookmarked to look at new things in your web site.

    my website :: Download 3win8

  7. Hi my friend! I want to say that this article is amazing, great written and
    come with approximately all significant infos. I would like to
    look extra posts like this .

    My page; lpe88 id test – Derick

  8. Greetings! Quick question that’s entirely off topic. Do you know how to make
    your site mobile friendly? My blog looks weird when browsing from my apple iphone.
    I’m trying to find a template or plugin that might be able to fix this problem.
    If you have any suggestions, please share. Thank you!

    Feel free to surf to my site – forum-asc-plus.ru

  9. Hey there! Someone in my Myspace group shared this site with us so I came to
    give it a look. I’m definitely loving the information. I’m book-marking
    and will be tweeting this to my followers!
    Superb blog and outstanding design and style.

    my web-site: mtasa-forum.com

  10. Howdy, i read your blog occasionally and i own a similar one and i was just wondering if you get a lot of spam
    comments? If so how do you protect against it, any plugin or anything you can advise?

    I get so much lately it’s driving me crazy so any assistance is very much
    appreciated.

  11. Hello there, just became aware of your blog through
    Google, and found that it is truly informative.
    I am gonna watch out for brussels. I’ll be grateful if you continue
    this in future. A lot of people will be benefited from your writing.
    Cheers!

    Feel free to visit my web blog – Hilton

  12. Thanks for your own effort on this blog. Debby delights
    in doing internet research and it’s easy to understand why.
    A lot of people notice all about the powerful mode
    you provide vital tips on the web site and foster response from
    some others on this area of interest so our favorite princess is undoubtedly studying a whole lot.

    Enjoy the remaining portion of the year. You’re performing a great job.

    Here is my website; https://kebe.top/viewtopic.php?id=1872954

  13. I would like to convey my respect for your kind-heartedness in support of those who really want
    guidance on in this area of interest. Your very own commitment to getting the solution up and down was incredibly invaluable and have
    without exception enabled people like me to get to their targets.
    Your own insightful guideline implies a lot to me and somewhat more to my
    office colleagues. Thanks a ton; from all of us.

    Here is my web blog – https://kebe.top/

  14. Greetings! Quick question that’s entirely off topic. Do you know
    how to make your site mobile friendly? My blog looks weird when browsing from my iphone.

    I’m trying to find a theme or plugin that might be able to correct this issue.
    If you have any recommendations, please share. With thanks!

    Here is my homepage; Roseanne

  15. I wanted to follow along and let you know how , very much I loved discovering your site today.
    I’d consider it the honor to do things at my company and
    be able to operate on the tips discussed on your site and also take part in visitors’ comments like this.
    Should a position regarding guest article author become available at your
    end, make sure you let me know.

    my homepage; chengdian.cc

  16. naturally like your web-site however you have to test
    the spelling on quite a few of your posts. Many of them are rife with spelling issues and I find it very troublesome to tell the truth then again I’ll certainly come again again.

    Feel free to visit my page :: Violet

  17. I was just seeking this information for some time. After 6 hours of continuous Googleing, at last I got it
    in your website. I wonder what is the lack of Google strategy that do not rank
    this type of informative websites in top of the list.
    Generally the top websites are full of garbage.

    Feel free to surf to my website :: Nona

  18. I really like your blog.. very nice colors & theme. Did you design this
    website yourself or did you hire someone to do it for you?
    Plz reply as I’m looking to create my own blog
    and would like to find out where u got this from. cheers

    Also visit my blog post: Tri-Bol

Deixe um comentário