5 dicas indispensáveis para tirar fotografias de paisagem

4 minutos para ler

O vento batendo no seu rosto, uma câmera na mão e um ótimo lugar para explorar: nada melhor que sair por aí para fotografar paisagens, não é? 

A fotografia de paisagem é a queridinha de muitos fotógrafos. E não é pra menos, pois ela pode ser uma grande oportunidade para capturar imagens belíssimas de lugares interessantes e a vida humana, sempre com uma visão criativa e deixando registrado aquele momento inesquecível!

No entanto, você sabe como fotografar paisagens da forma correta? Se a resposta foi não, tudo bem. Neste post, vamos apresentar 5 dicas indispensáveis para suas fotografias.

Se você respondeu sim e já segue algumas recomendações para esse tipo de imagem, tudo bem também. Pode continuar a leitura do texto mesmo assim. Quem sabe você não descobre uma nova dica? Boa leitura!

1. Escolha bem os equipamentos

Esse é o primeiro passo para quem deseja embarcar na fotografia de paisagem. Aqui, é extremamente importante que você escolha os equipamentos ideais.

Se você quer tirar fotos com uma alta amplitude, nós recomendados a lente grande angular, pois ela é a mais adequada. As lentes que têm de 10-18mm, 21-35mm ou até mesmo a famosa olho de peixe são exemplos dessa categoria.

Contudo, se você deseja alcançar longas distâncias nas imagens, por exemplo, algo que esteja muito longe do seu alcance, as lentes telefoto são as mais recomendadas, como a de 70-200mm.

É importante também ter sempre um tripé com você. Conseguir estabilizar a foto e enquadrar de forma correta são alguns pontos necessários para fotografar paisagens.

2. Faça uma boa composição

O que é uma foto sem uma boa composição, não é mesmo? Em conjunto com uma boa luminosidade e exposição adequada, esse é um dos aspectos mais essenciais quando falamos sobre fotografia de paisagem.

A composição nada mais é do que os elementos da cena que compõem o quadro da imagem. Para isso, há diversas técnicas que você pode usar a fim de equilibrar as suas fotos e atrair mais ainda o espectador.

3. Não se esqueça da regra dos terços

Já que falamos sobre composição de imagem, não podemos nos esquecer da regra dos terços. Essa é uma das regras mais populares quando falamos sobre compor uma foto.

A regra dos terços é usada para neutralizar o céu e a terra. Ou seja, a ideia é deixar o horizonte na linha divisória de baixo ou de cima, de acordo com o elemento mais interessante da sua composição.

Veja o exemplo: se você for tirar uma foto do pôr do sol, é aconselhável deixar o horizonte na linha inferior. No entanto, se você quer dar foco à terra, é melhor usar a regra dos terços na divisória de cima.

4. Melhore a nitidez ao tirar fotos de paisagens

Você já seguiu as três dicas anteriores e mesmo assim não está conseguindo boas fotos? Talvez, esteja errando na nitidez da sua fotografia. Ela é definida pela possibilidade de distinguir, de maneira clara, cada um dos itens que compõem a sua foto.

Por isso, tenha muita atenção na hora em que você for tirar a foto de paisagem e certifique-se de que a nitidez está boa.

Vale lembrar, porém, que a nitidez e a profundidade de campo dependem de uma abertura pequena e do foco correto. Mesmo com uma abertura f/10, por exemplo, se você focar errado, o primeiro plano pode ficar fora de foco.

5. Direcione a visão do público

O nosso cérebro é programado para identificar e seguir padrões de imagens fixas. Você pode usar isso a seu favor, utilizando qualquer linha na cena para atrair os olhos do espectador para o objeto desejado da composição.

Caso você esteja trabalhando com diversos pontos de interesse, pode colocá-los de forma planejada para criar a sua própria linha. Desse jeito, consegue tornar sua foto mais dinâmica para quem a observa,

Além dessas dicas, há outras que você também pode utilizar para tirar fotos de paisagem. Algumas delas são: use filtros fotográficos, saiba a hora certa de apontar a câmera, capriche no pós-processamento e na edição de imagens etc. Esperamos que, com este conteúdo, você possa melhorar as suas fotos.

Gostou dessas dicas sobre fotografia de paisagem? Então, aproveite a visita ao blog e leia agora mesmo mais um texto que separamos para você: saiba o que é como usar a regra dos terços na fotografia.

Você também pode gostar

Deixe um comentário