Você realmente sabe o que são filtros fotográficos? Descubra!

4 minutos para ler

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. Atualmente, essa frase faz todo sentido, tendo em vista a atual sociedade em que vivemos. Isso porque estamos conectados diariamente e sempre atentos na hora de fazer aquele click, colocar um filtro e compartilhar a imagem com os amigos.

E por falar em filtro, tenho certeza de que você pensou logo no Instagram, não é? Ou se lembrou de outros programas que podem deixar uma imagem mais atraente. Contudo, existem também os filtros fotográficos que são colocados diretamente na lente da câmera. Quer saber quais são e como usá-los? Então, continue a leitura deste post!

O que são filtros fotográficos?

Um filtro fotográfico é um acessório que pode ser vinculado à câmera. Sua principal função é criar um efeito especial na fotografia, seja alterando a luz, seja substituindo a cor da foto. O filtro também pode servir como proteção para a lente.

Para perceber como um filtro fotográfico pode fazer diferença, faça um teste: primeiro, tire uma foto sem filtro. Depois, coloque-o e tire uma foto com. Você conseguirá notar a diferença de uma fotografia para a outra.

É necessário lembrar, porém, que cada filtro tem uma função específica. A seguir, vamos explicar alguns tipos de filtros fotográficos e como usá-los.

Quais os tipos de filtros fotográficos?

Agora que você já sabe para que servem os filtros fotográficos, chegou a hora de ver quais são eles. Como há diversos tipos, nós listaremos os principais e falaremos, também, para que servem.

Filtro UV

UV vem de ultravioleta. Por isso, esse filtro é responsável por eliminar esse tipo de radiação, que, às vezes, produz aquele efeito branco na foto.

Filtro de proteção

Como o próprio nome sugere, esse filtro serve para proteger a objetiva da câmera contra queda, arranhão, poeira e até mesmo impressão digital.

É importante ressaltar que ele só serve, de fato, como proteção, e não altera em nada a sua foto. Mas imagine só você estar em uma festa infantil, com várias crianças correndo e seu equipamento comprado sofrendo algum risco? Melhor não arriscar, não é mesmo? Por isso, tenha um filtro de proteção para as lentes da câmera.

Filtro polarizador

Você gosta de fotografar paisagens? Se a resposta for sim, você precisa conhecer o filtro polarizador. Esse filtro proporciona uma significativa melhora quando falamos de contraste e saturação. Ele evita, por exemplo, que algumas partes claras da paisagem fiquem sem contraste, como o céu.

Além disso, é capaz de diminuir o reflexo que fica em superfícies não metálicas, tais como água e vidro. Você já se perguntou como aquele fotógrafo conseguiu uma foto linda naquela água cristalina? Foi com o filtro polarizador! Esse efeito, no entanto, não pode ser reproduzido de forma digital.

Filtro ND

Suponha a seguinte situação: você está passeando em um dia ensolarado e quer fazer uma foto com o fundo desfocado. Porém, a quantidade de sol não permite usar grandes aberturas do diafragma.

É nessa hora que você usa o filtro ND, também conhecido como filtro de densidade neutra. Ele é capaz de eliminar a iluminação que entra na lente, permitindo utilizar maiores aberturas do diafragma ou a velocidade do obturador mais lenta.

Como usar os filtros fotográficos?

Primeiramente, você deverá comprar filtros que são compatíveis com o diâmetro da sua lente, pois eles serão rosqueados nela. É muito fácil de achar qual o tamanho: geralmente, o número é expresso em mm e vem na parte frontal da lente.

Vale lembrar, porém, que nem todos os filtros são rosqueados. Alguns são encaixados na base da lente.

Enfim, como já falamos, são muitos os filtros fotográficos que você pode usar na câmera. Mas temos certeza de que, com essas dicas, você já conhecerá alguns dos mais essenciais.

E não para por aqui: gostou do nosso conteúdo? Então continue no nosso blog e saiba o que é uma fotometria e como usá-la para tirar fotos.

Você também pode gostar

Deixe um comentário