Você sabe o que é efeito HDR? Descubra como fazer com nossas dicas!

3 minutos para ler

A tecnologia tem exercido um papel fundamental na fotografia. Com ela, foi possível diminuir o preço de equipamentos, melhorar o resultado dos trabalhos e criar novas técnicas e linguagens, como o efeito HDR. Conhecer esse tipo de recurso é indispensável para impressionar com suas fotos.

Com a aplicação desse efeito, você consegue criar fotografias com um visual único e capturar nuances que não poderiam ser observadas de outra forma. Neste conteúdo, você encontrará informações sobre o que ele é, o que é preciso para consegui-lo e como executá-lo.

Continue a leitura e fique preparado para aplicar esse efeito nos seus próximos cliques!

O que é HDR?

O HDR é uma sigla em inglês para “High Dynamic Range”, que pode ser traduzido como “alto alcance dinâmico”. Parece complicado? Mas é simples. O alcance a que se refere o termo é também chamado de latitude na fotografia. Basicamente, é a variedade de stops de luz que podem ser capturados em um mesmo quadro.

Uma foto que foi feita utilizando HDR terá, portanto, a capacidade de retratar uma variedade de intensidades de luz muito maior que uma fotografia comum, equilibrando as informações mais expostas e menos expostas, possibilitando que se veja com clareza os objetos muito e pouco iluminados na cena.

Quais as ferramentas?

Embora o resultado incrível que o efeito produza nas fotografias sugira que é necessário um equipamento muito avançado para consegui-lo, na verdade, você precisará de ferramentas básicas. Será necessário contar apenas com o conjunto completo da câmera (incluindo lentes e bateria), um bom tripé e um software de edição de imagens que tenha a função.

Existem alguns softwares que utilizam apenas um plugin. Em outros casos, o próprio programa é específico para a produção do efeito em fotografias. Alguns podem ser caros, mas outros são oferecidos até gratuitamente e conseguem um resultado bastante satisfatório. Então, não se intimide. Baixe uma versão gratuita ou de teste e veja à qual você se adapta melhor.

Como fazer?

O que o efeito faz é simplesmente combinar diferentes fotografias em uma só, aproveitando a melhor exposição em cada uma delas para conseguir iluminar a cena por igual, respeitando as diferenças existentes. Então, você precisará fazer vários cliques de uma cena exatamente igual com exposições distintas.

Faça a fotometria para a abertura ideal para o ponto mais escuro da sua cena e vá abrindo o diafragma e fazendo outros cliques para as luzes mais altas. Tenha atenção para escolher apenas motivos estáticos. Depois, é só fazer o processamento das imagens no software de edição da sua escolha.

Saber como produzir fotografias utilizando o efeito HDR faz com que novas perspectivas possam ser exploradas e aumenta a sua capacidade de transmitir em suas fotografias a beleza que você observa, já que o olho humano tem uma latitude de 50 pontos, enquanto uma excelente câmera tem 15.

Se você quer receber dicas exclusivas sobre fotografia, melhores equipamentos, cuidados com a sua câmera, técnicas e fundamentos, inscreva-se em nossa newsletter. Assim, você terá em primeira mão os melhores conteúdos sobre o universo do audiovisual.

Você também pode gostar

Deixe um comentário