6 dicas essenciais de como guardar equipamento fotográfico

6 minutos para ler

Você, que é apaixonado por fotografias, sabe que o custo das câmeras, das lentes e dos demais acessórios não é dos mais baixos. Além disso, o mau acondicionamento dos aparelhos pode danificá-los rapidamente, visto que são materiais sensíveis e delicados.

É por todos esses motivos que saber como guardar equipamento fotográfico é fundamental para que ele continue funcionando perfeitamente por muito tempo e garantindo fotos de altíssima qualidade.

Você sabe como armazená-los da melhor maneira, evitando quebras, riscos e, até mesmo, fungos? Nós temos seis dicas essenciais neste post. Confira!

Quais as dicas de como guardar equipamento fotográfico?

1. Remova tudo da câmera antes de guardá-la

Depois que utilizar o seu equipamento, tire alguns minutos para cuidar bem dele e garantir a perfeição dos próximos cliques.

Comece removendo todos os acessórios da câmera para poder limpá-los com detalhes — retire a poeira com uma flanela seca e macia, sem nenhum produto de limpeza. Para os cantos mais difíceis, um cotonete pode ser de grande ajuda. E jamais passe a flanela nas lentes.

Também não se esqueça de remover as pilhas, as baterias e os cartões de memória, que, se esquecidos dentro do equipamento, podem danificá-lo de forma irreversível.

Para guardar as peças separadamente, acomode-as em cases ou mochilas específicas. Dessa forma, todas elas estarão bem protegidas de possíveis impactos e de outros agentes que podem causar canos, como chaves, cartões ou moedas. Você não tinha pensado nisso, não é mesmo?

2. Evite guardar o equipamento em locais úmidos e empoeirados

O universo de uma câmera fotográfica é ideal para o desenvolvimento de fungos: escuro, úmido e com pouca (ou nenhuma) ventilação, por isso, muitas partes do equipamento podem ser atingidas por eles.

Para evitar esse tipo de problema, especialmente perto da lentes, em que a proliferação é mais propícia, evite a umidade e a poeira. Mas que nível de umidade é indicado? Ao guardar o seu equipamento, o ideal é que ele esteja em um ambiente fechado, como uma case, com um nível de umidade entre 30% e 60%.

Se quiser reforçar a proteção, a sílica-gel é uma grande aliada para evitar os fungos. Por fim, vale lembrar que essas dicas são válidas tanto para os equipamentos digitais quanto para os analógicos, ok? E se você mora no litoral, os cuidados com a umidade devem ser redobrados.

3. Use a sua câmera

Uma das melhores formas de evitar esses fungos dos quais acabamos de falar é usando a sua câmera. Isso mesmo! Ao utilizar o seu equipamento com frequência, você vai garantir que as partes dele se movimentarão. Além disso, a luz do sol ajuda a prevenir os fungos.

Você não comprou a sua câmera para deixá-la parada, não é mesmo? Portanto, tire o mofo (de você e dela) e saia para fotografar!

4. Procure um ambiente onde a variação de temperatura seja a menor possível

Mais uma atitude de combate aos fungos é guardar o seu equipamento fotográfico em um ambiente com temperatura controlada, o que vai evitar a proliferação e os consequentes estragos.

Uma boa média é uma temperatura menor do que 10 graus (refrigerado) ou superior a 35 graus (aquecido), pois é nesse intervalo que os fungos costumam crescer.

Lembre-se apenas de que as lentes não podem ser expostas a uma temperatura maior do que 50 graus, pois correrão grandes riscos de ser danificadas.

5. Evite respingos de água

Claramente, com exceção das câmeras que foram desenvolvidas para o uso embaixo d’água, as demais não devem ter contato com a água. Por isso, evite respingos tanto na câmera quanto nas lentes — caso isso aconteça por acidente ou por causa do próprio lugar da fotografia, não guarde o equipamento dentro da case/mochila imediatamente: limpe bem, seque e, só depois, guarde.

Essa atitude, além de preservar o equipamento, evita os fungos dos quais já falamos.

Outra sugestão interessante para proteger a sua câmera quando o contato com a água for inevitável (como em fotos debaixo de garoas, neblinas, cachoeiras, praias ou locais semelhantes) é investir em uma bag à prova d’água, que vai garantir os cliques e proteger o seu material.

6. Utilize cases e mochilas próprias

Você sabia que cases fabricadas em couro ou madeira são desaconselhadas para o armazenamento de equipamentos fotográficos? Isso acontece porque esses materiais são orgânicos e, como tais, retêm umidade, sendo bastante propícios para a proliferação dos fungos.

Tirando essas exceções, você pode escolher a sua entre as inúmeras opções de cases e mochilas disponíveis no mercado, que variam em tamanho, quantidade de compartimentos ou forma de transportar. Para uma boa escolha, atente ao seu uso e às necessidades e opte pela mais adequada.

Também vale a pena investir em outros acessórios próprios para o armazenamento das peças, como bags, anéis para lentes e películas.

Onde encontrar novos equipamentos ou peças em caso de dano?

Você teve todo cuidado, mas, infelizmente, a sua câmera fotográfica ou alguma peça foi danificada? Fique tranquilo, isso pode acontecer. Afinal, como dissemos no início deste artigo, esses itens são, geralmente, produzidos com materiais bem sensíveis, a fim de oferecerem o melhor resultado final.

Felizmente, existem lojas especializadas em fotografia onde você pode encontrar tudo de que precisa! A Rey Câmeras é um desses locais: completa, com uma ampla variedade de câmeras digitais, lentes Canon e Nikon e acessórios para fotografia.

Além de trabalhar apenas com as melhores marcas e os melhores produtos (sempre originais e de primeira linha), a Rey oferece 12 meses de garantia e trabalha também com a locação de equipamentos. Os preços são bastante competitivos e, para ajudar você a realizar o sonho de uma máquina fotográfica nova, a nossa loja aceita o seu equipamento usado como parte do pagamento.

Agora que você já sabe como guardar equipamento fotográfico da maneira correta e sabe, também, com quem contar caso alguma peça seja danificada, já pode sair por aí tranquilo, curtindo a arte da fotografia e garantindo os melhores cliques.

Gostou deste conteúdo? Quer trocar o seu equipamento e adquirir novas peças ou acessórios? Entre em contato com a gente! Temos sempre excelentes promoções e tudo de que um fotógrafo (profissional ou não) precisa!

Você também pode gostar

Deixe um comentário