Afinal, como editar fotos para Instagram da melhor forma?

3 minutos para ler

Tão importante quanto fazer a foto é pensar em uma boa edição para que ela encante os seguidores no Instagram. É preciso ajustar brilho e contraste, conhecer bons aplicativos, usar filtros, entre outras dicas básicas.

Quer aprender como editar fotos para Instagram de maneira simples e eficiente? Então continue a leitura deste post e confira as informações que preparamos sobre o tema.

Editores de imagem

O próprio Instagram oferece muitas possibilidades de edição para alterar brilho, luminosidade, contraste, nitidez, cor e temperatura. Além de testar essas possibilidades, lembre-se também de experimentar editores externos, como o Roockie Cam e o Adobe Photoshop Express.

A primeira opção oferece uma variedade extensa de filtros e, ao mesmo tempo, permite que o usuário faça colagens de até 9 fotos em um mesmo frame. Tem mais de 100 fontes diferentes e molduras especiais para as fotos.

O modelo da Adobe, por sua vez, promete tratamento sofisticado a partir de etapas simples. Com ele, você pode pensar na imagem por completo e ajustar detalhes como manchas indesejadas ou perspectiva incorreta.

O mais indicado é testar alguns editores e explorar suas ferramentas, de maneira que você possa se familiarizar com elas e conseguir editar fotos para Instagram de maneira elaborada.

Brilho, contraste e saturação

Para se destacar nas redes sociais, uma foto precisa de vivacidade. Dois elementos importantes para impedir que uma foto fique insossa são o brilho e o contraste. Para que eles estejam em níveis adequados, o melhor é pensar nisso antes mesmo de fazer o registro na câmera.

Entretanto, é possível — e recomendável — fazer ajustes na edição. Assim, altere esses itens no programa que estiver usando a fim de obter uma imagem que se destaque, mas sem exagerar na dose.

A saturação precisa ser avaliada com especial atenção, já que ela determina a intensidade da cor e influencia diretamente o nível de excitação visual da imagem. Modificá-la em excesso pode deixar a pele de uma pessoa amarelada, por exemplo, por isso o melhor é ter parcimônia.

Filtros

Antes de escolher uma opção de filtro, teste a imagem sem nenhum recurso e imagine o que ela precisa para se tornar especial. Assim, você tem a chance de ser mais assertivo na hora de escolher o efeito certo. 

Quem quer transmitir uma ideia de tempo passado, com efeito vintage, por exemplo, pode optar por filtros com níveis baixos de cores. Também é importante se lembrar de que, normalmente, é possível ajustar a intensidade para não sobrecarregar a foto.

Exposição

Outra dica importante é garantir que a foto esteja exposta de maneira correta. Quando se faz uma fotografia, pode-se deixá-la escura em excesso (subexposta) ou muito clara (superexposta).

O efeito Lux do Instagram permite reequilibrar esse erro, o que deixa a foto agradável e com mais informação visual, já que a ferramenta adiciona detalhes nas áreas sub ou superexpostas.

Editar fotos para Instagram é muito mais fácil com essas dicas, não é? A partir de alterações simples em quesitos como brilho, contraste, saturação e exposição, dá para elaborar fotografias muito mais comunicativas e atraentes.

Gostou das dicas? Siga a gente no Facebook, no YouTube, no Twitter e no Instagram e não perca as novidades!

Você também pode gostar

4 thoughts on “Afinal, como editar fotos para Instagram da melhor forma?

  1. 717550 744282Jane wanted to know though your girl could certain, the cost I merely informed her she had to hang about until the young woman seemed to be to old enough. But the truth is, in which does not get your girlfriend to counteract using picking out her extremely own incorrect body art terribly your lady are normally like me. Citty design 824882

Deixe um comentário