9 dicas para organizar feed do Instagram

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O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas e queridas pelos brasileiros e pessoas do mundo todo. E não é para menos! Seu apelo estético é extremamente sedutor, fazendo com que milhões de usuários dediquem um tempo precioso do seu dia para acompanhar as publicações em seu feed.

Essa importância gerou uma questão fundamental para os perfis corporativos: tornar a experiência do usuário mais agradável e atrativa. Para isso, muitas marcas e empresas optam por organizar seu feed do Instagram, com uma estética própria e única.

Se você está abrindo uma empresa agora ou não havia pensado nisso antes, é hora de aprender como organizar feed do Instagram e conquistar a atenção dos seus seguidores. Acompanhe!

1. Defina a estética dos posts

Se você trabalha em uma área que requer criatividade, então esse ponto deve ser extremamente considerado. Pense que seu perfil no Instagram é uma espécie de janela da sua empresa. Ele mostra qual é o padrão estético do negócio, auxiliando a compor o branding da sua marca.

Se, por exemplo, sua empresa trabalha com uma imagem mais vibrante, os tons pastéis, neutros ou mais clássicos não condizem com isso, não é mesmo? Então tenha um olhar mais cuidadoso sobre o que você posta no perfil:

  • Qual será a estética das publicações? Minimalista? Vibrante? Vintage? Impessoal?
  • Será feito com fotos-unidade ou as fotos se complementarão?

Após decidir qual será a estética, mantenha-a continuamente. Se o seu objetivo é, por exemplo, postar fotografias, seu estilo deverá se manter em todos os conteúdos. É uma forma de perpetuar a identidade da marca coesa ao longo das publicações.

2. Faça um bom planejamento de postagens

Outro passo importante é ter um bom planejamento das publicações que você faz — principalmente se o seu objetivo é realizar composições brincando com a grade do Instagram. Esse passo auxilia a manter a coesão da estratégia definida para sua organização.

Portanto, programe quais serão as publicações logo no início da semana, seguindo as estratégias definidas previamente. Também, caso precise alterar alguma coisa, é possível conduzir o processo de forma a não quebrar a harmonia do perfil.

3. Escolha o tema certo

Qual será o tema do seu perfil? Fotografias? Artes gráficas? Fotos ao ar livre? Fotos de estúdio? Texto inserido na imagem? Ou a imagem limpa, sem qualquer adesão de arte no conteúdo? Escolher a temática que será foco do seu perfil é fundamental para que o feed não se torne uma bagunça.

Pode-se escolher até mesmo uma combinação de imagens com inserções de conteúdo e sem conteúdo. Entretanto, elas devem formar um padrão visual equilibrado para aqueles que forem até o seu perfil.

Seu feed pode ser, também, temático. Veja alguns exemplos:

  • paisagem;
  • animais;
  • ar livre;
  • roupas;
  • comida, entre outros.

Vale ressaltar que você não precisa escolher um único tema. É possível organizar uma linha horizontal com cada assunto, por exemplo, a fim de que o resultado no perfil fique harmonioso.

4. Escolha uma paleta de cores para seu feed

Uma forma de garantir um padrão e uma uniformidade para o seu perfil no Instagram é por meio da escolha de uma paleta de cores para sua marca. Ela pode estar em consonância com a identidade da empresa ou ser uma cor que combine com algum produto ou serviço do seu negócio.

Um exemplo interessante foi o trabalho realizado pela Pantone, referência mundial em controle e especificação de cores. Em 2018, ao anunciar a cor de 2019 (uma tradição da empresa), ela montou um feed baseado na Living Coral — um laranja terroso, a cor deste ano.

E aqui vai um lembrete para quem talvez se interesse em fazer algo semelhante: para 2020, a cor definida pela Pantone é a Neo mint, um tom de verde menta refrescante. 

Contudo, você não precisa se limitar a uma única cor, mas é necessário que a paleta seja harmoniosa e as escolhas conversem entre si. Combinado?

5. Utilize aplicativos para montagem do feed

Se você vai brincar com a composição de grade do Instagram, pode encontrar algumas dificuldades para conseguir efetivar essa estratégia. Afinal, é preciso pensar adequadamente no que fazer, avaliar se deseja complementar as sequências com linhas, diagonais, imagens, entre outros. Ou seja, você vai, literalmente, transformar seu perfil em um verdadeiro quebra-cabeça!

Um grande desafio para isso é fazer com que as imagens, de forma avulsa, façam sentido para o usuário. Afinal, na rolagem do feed, eles verão apenas a foto individual, sem ver a composição como um todo — apenas aqueles que visitarem o seu perfil verão o mosaico completo.

6. Escolha filtros semelhantes

Se você optar por aplicar filtros em seu perfil, é fundamental que eles sejam sempre os mesmos ou, pelo menos, semelhantes. Isso auxilia a criar uma unidade para o seu feed. Se alguns filtros trabalham com vinhetas mais intensas, por exemplo, mantenha isso, mesmo que faça variações nesse quesito.

7. Brinque com bordas e recortes

Outra forma de organizar feed do Instagram é acrescentando bordas em suas fotos. Esse recurso pode ser usado não só para chamar atenção, mas também para acrescentar imagens em formatos diferentes do padrão do aplicativo, de forma que elas não sejam recortadas ao aparecer no perfil.

8. Utilize aplicativos de edição de fotos e organização do feed

Muitos aplicativos permitem gravar padrões de edições, de modo que você poderá gerar um padrão aplicável a todas as imagens com apenas um toque. A maioria deles é de fácil utilização, permitindo até mesmo aos mais leigos fazerem as edições rapidamente. Outros permitem que você visualize como o feed ficará antes da publicação, permitindo escolher as melhores imagens para seguir a tendência do seu perfil.

Alguns dos mais utilizados são:

9. Busque inspirações

Ainda não sabe muito bem como montar o seu feed depois de todas essas informações? Então que tal buscar inspirações em outros perfis de concorrentes diretos ou indiretos? Com isso você consegue ter ideias que podem combinar com o seu negócio, ter lapsos criativos, combinar estilos, entre outras possibilidades.

O fundamental é que seu perfil seja único e com a cara do seu negócio! Lembre-se de que como o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas pelo público e, consequentemente, pelos seus concorrentes, é fundamental você oferecer algo que seja autêntico para despertar a curiosidade dos seus seguidores.

Organizar feed do Instagram é uma grande estratégia para conseguir melhores resultados para o seu negócio e conseguir se destacar perante seus concorrentes. Com passos simples, é possível fazer composições incríveis e criativas. Então busque inspirações, abra sua mente e aplique as dicas que oferecemos neste artigo.

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